ÁGUA, UM BEM INESGOTÁVEL?

 

A água é a matriz da vida. Nosso planeta é composto por dois terços de água, nosso corpo e o corpo dos animais assim como as plantas são compostos de dois terços de água.

Com tantos usos e abusos da água ela corre perigo! Está se tornando escassa em decorrência do uso inadequado.

 

O Brasil é um país privilegiado em termos de recursos hídricos: ele detém entre 8 e 12% da água doce existente na superfície do planeta. O nordeste, quase totalmente semi-árido, sofre com o fenômeno da seca, detendo apenas 3% dos recursos hídricos do país, sendo que 2/3 dos quais estão na bacia do rio São Francisco.

 

A água é indispensável em nossa vida. É preciso sempre tê-la em boas condições de consumo, para que se tenha uma vida com boa qualidade.

Na estação de tratamento, a água passa por etapas de purificação, percorrendo vários tanques.

Observe o esquema apresentado na ilustração e a explicação de cada etapa de tratamento.

Estação de Tratamento

Fonte: http://www.brasilescola.com/imagens/geografia/agua-potavel.JPG

 

 

FLOCULAÇÃO: as impurezas, que se encontram em suspensão, são transformadas em partículas

maiores (flocos), através da ação de substâncias químicas.

 

DECANTAÇÃO: as partículas mais pesadas, que estão em suspensão na água, depositam-se no fundo do tanque, reduzindo as impurezas e tornando a água mais clara.

 

FILTRAÇÃO: a água passa através de substâncias porosas (areia, carvão), retendo os flocos e demais impurezas em suspensão, que não decantaram.

 

CLORAÇÃO: adição de cloro na água para eliminar microorganismos que poderiam ser prejudiciais a saúde.

 

Após o tratamento, a água é bombeada para reservatórios e distribuída para casas, escolas. hospitais, estabelecimentos comerciais e outras construções que estejam ligadas à rede de água através de canos subterrâneos.

           

É BOM SABER

 

            A caixa dágua é utilizada para garantir que a água não falte, mesmo que a distribuição seja interrompida, mas a qualidade da água só será mantida se a caixa for limpa de 6 em 6 meses.

 

LIMPANDO A CAIXA D'ÁGUA

 

Feche o registro de entrada ou amarre a bóia da caixa d’água. Reserve um palmo de água na caixa, fechando a saída com um tampão ou pano.

Lave as paredes e o fundo da caixa, usando uma escova ou uma esponja que não devem ser de aço.

Abra a saída da caixa para que a água da lavagem escorra; retire a água e os sedimentos que sobraram com o auxílio de um  balde e uma pá de plástico;

Abra o registro de entrada de água e encha a caixa até a metade de sua capacidade.

 

 

FORMAS ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO DA ÁGUA

 

Em locais onde não há estações de tratamento água ela deverá ser fervida ou filtrada para consumo humano.

Recentemente cientistas descobriram que semente da cabaça (planta típica do sertão) podem ser trituradas e colocadas dentro de potes de água pois as sementes retêm algumas das impurezas da água.

Você conhece alguma outra forma para tratar água? Sugere-se identificar como o processo ocorre na cidade de Candeias e registrar a informação por escrito.

 

Referência: Módulo II do aluno – Qualidade de vida. Sistema FIEB/SESI, 2003.