Alguns animais tipicamente africanos

Você já deve conhecer alguns dos animais tipicamente africanos, isto é nativos daquele continente ... Então vamos verificar seus conhecimentos a respeito do assunto?
Para isto preencha todos os espaços em branco e depois clique em "Verificar" para checar suas respostas. Use o botão "Dica" para obter uma letra da resposta que você tem dúvida. Você pode também clicar em "[?]" para obter uma pista para encontrar a resposta. Note que você perderá pontos se você procurar pistas!
Como o segundo maior continente da Terra e uma população por volta de 850 milhões de habitantes. A África possui uma incrível diversidade cultural e ambiental, além de patrimônios naturais e históricos que devem ser preservados. Reconhecida como o berço do Homo , das civilizações históricas da África mediterrânea às tribos Masai Mara que habitam o Quênia, existe uma diversidade cultural, no tempo e no espaço, também impressionante.

A África é bem conhecida pela sua vida nas savanas e florestas equatoriais. Existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os e . São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os , chitas, , hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros. Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico africano.

Você sabe qual é a diferença entre Parque de animais e Reserva de animais?
Existem várias diferenças, mas a principal delas é que nos Parques Nacionais não há gente morando, nós só podemos entrar neles para visitar...
Já nas é permitida a moradia dos humanos, portanto são lugares onde as pessoas convivem com a vida selvagem todos os dias; gente que forma tribos locais em diversos países do Continente Africano.
O Serengeti é o maior Parque Nacional africano, está localizado na , e é considerado a mãe de todos os parques, onde se pode fazer um safári de alta qualidade com uma incomparável experiência de vida selvagem.

Os animais chamados de "Big Five", ou os cinco maiores, são os: , , leões, leopardos e . Muitos turistas visitam as savanas africanas especialmente para ver essas cinco espécies de animais.

A é o mais alto dos animais, atingindo normalmente 5,5 m de altura. É nativa da África e vive em bandos nas savanas.

Os têm seu principal habitat nas savanas africanas, principalmente do Quênia e da Tanzânia. Hoje, fora da África, apenas a Índia ainda possui leões em seu habitat natural.

O é anfíbio e o segundo maior animal terrestre, depois do elefante.

A partir de 1940 o homem produziu uma considerável redução na população de animais na África, de forma direta ou indireta. Isso fez com que muitas espécies entrassem em processo de . Nos últimos anos vem crescendo os esforços de aos animais africanos, aumentando-se também o policiamento nas reservas demarcadas.

O também conhecido como chita, é o mais veloz animal terrestre e pode alcançar mais de 100 km/h.

O leão gosta muito de caçar . Os são uma espécie de antílope africano, eles vivem em grandes manadas e fazem migrações sazonais em busca de pasto.

A África apresenta variações climáticas impressionantes. Do Saara, o maior deserto do Planeta, às riquezas em fauna e flora das florestas da África Central.
O é uma planície desértica e pedregosa, responsável por aproximadamente 70% de todas as terras do Planeta. Cerca de um quinto de sua superfície é formado por extensos campos de de areia. Tribos cruzam o Deserto do Saara em caravanas de dromedários.

A cratera de , é uma fascinante atração na Tanzânia. Ela é considerada a Arca de Noé da África Oriental, por abrigar no seu seio a quase totalidade das espécies animais daquela região, integrados num ecossistema que ainda não foi pela mão do homem. Observado do alto das suas falésias ou do fundo da sua vastíssima cratera, o é um dos locais mais fascinantes de África.

Esta atividade foi desenvolvida pela
Profa Anna Friedericka para o
Projeto Educandow em
novembro/2007