Introdução Discussão Pedagógica Atividades

A Fundamentação Teórica

   

A Pedagogia de Projetos surgiu no início do século XX, com John Dewey e outros representantes da chamada "Pedagogia Ativa".




Dewey Center

O Centro de Estudos Dewey
Carbondale
Illinois - USA



Vc pode encontrar todas as informações sobre John Dewey no endereço http://deweycenter.siu.edu// do "The Center for Dewey Studies" da Southern Illinois University.

 

Já naquela época, a discussão estava embasada numa concepção de que "educação é um processo de vida e não apenas uma preparação para a vida futura, e que a escola deve representar a vida presente tão real e vital para o aluno como a que ele vive em casa, no bairro ou no pátio" [Dewey, 1897].

Os tempos mudaram, mais de um século se passou e essa afirmação continua ainda mais atual. A discussão da função social da escola, do significado das experiências escolares para os que dela participam foi e continua sendo um dos assuntos mais polêmicos entre os educadores.

As recentes mudanças na conjuntura mundial, com a globalização da economia, a informatização dos processos e a ampliação dos meios de comunicação têm trazido uma série de reflexões sobre o papel da escola dentro desse novo modelo de sociedade, projetado para o novo milênio.

É nesse contexto e dentro dessa polêmica que devemos discutir a Pedagogia de Projetos, o que significa dizer que esta discussão deve ser baseada na concepção e na postura pedagógica e não apenas sobre uma técnica de ensino mais atrativa para os alunos.

Todo o material de leitura e de suporte para as atividades de aprendizagem desta aula está disponibilizado no ambiente do curso.



Fundamentação A Questão Organizando Integrando


LED - Laboratório de Educação à Distância
UFBA