Hiparco de Nicea


Sabe-se que Hiparco nasceu em 190 AC, na cidade de Nicea, hoje Iznik, cidade situada a noroeste da Turquia. Tendo falecido em 120 AC, provavelmente em Rhodes, na Grécia.

A mais importante informação sobre Hiparco vem do trabalho de Ptolomeu chamado Almajesto, que se refere a Hiparco com profundo respeito pelo seu trabalho, não apenas para transmitir para a posteridade mas para uso no seu próprio sistema astronômico.

   Sumarizando as principais contribuições de Hiparco, temos:

Talvez a descoberta que tornou Hiparco mais famoso seja a descoberta do precession que é devido à mudança lenta no sentido da linha central da rotação da terra. Este trabalho veio das tentativas de Hiparco para calcular o comprimento do ano com um elevado grau de exatidão. Há duas definições diferentes ' de um ano ' para um pôde fazer exame do tempo de que as tomadas do sol a retornar ao mesmo lugar amongst as estrelas fixas ou a um poderiam fazer exame o comprimento de tempo antes das estações repetidas que está a um comprimento de tempo definido considerando os equinócios. O primeiro destes está chamado o ano sidereal quando o segundo for chamado o ano tropical.

Naturalmente os dados necessários para Hiparco poder calcular o comprimento destes dois anos diferentes não era algo que se poderia encontrar após alguns anos de observação. Imagina-se que Hiparco calculou o comprimento do ano tropical usando dados babilônios ao chegar no valor de 1/300 de um dia mais ou menos 365 1/4 dos dias. Verificou então este de encontro às observações dos equinócios e dos solstices including seus próprios dados e aqueles de Aristarchus em 280 BC e em Meton em 432 BC. Hiparco calculou também o comprimento do ano sideral, outra vez usando dados babilônios mais velhos, e ao valor altamente exato de 1/144 dos dias mais por muito tempo de 365 1/4 dos dias. Isto dá sua taxa de um precession de 1 por o século.

A reconstrução da técnica usada por Hiparco é apresentada belamente no livro de G J Toomer intitulado "Hipparchus on the distances of the sun and moon", onde o autor mostra que Hiparco baseou seus cálculos em uma eclipse que ocorreu em 14 março 190 BC. Os cálculos de Hiparco conduziram-lhe a um valor para a distância à lua entre de 59 e 67 raios da terra que é absolutamente notável (a distância correta é 60 raios da terra). A razão principal deste intervalo de valores é que ele era incapaz de determinar o parallax do sol. Hiparco deu não somente dados observational para a lua que o permitiu de computar exatamente os vários períodos, mas desenvolveu um modelo teórico do movimento da lua baseada em epicycles. Mostrou que seu modelo não concordou totalmente com as observações mas parece ser Ptolomeu que era o primeiro para corrigir o modelo para fazer exame destas discrepâncias no cliente. Hiparco podia também dar um modelo do epicycle para o movimento do sol (que é mais fácil), mas não tentou dar um modelo do epicycle para o movimento dos planetas. Deixe-nos finalmente examinam as contribuições que Hiparco fêz ao trigonometry.

precession of the equinoxes

The precession of the equinoxes is a slow westward motion of the equinoctal points along the ecliptic caused by the greater attraction of the Sun and Moon on the excess of matter at the equator, so that the times at which the Sun crosses the equator come at shorter intervals than they would otherwise do.

 

solstice

The solstice is the time of the year when the sun is at its maximum distance from equator making day and night longest or shortest.
Round about 21st June and 21st December.

parallax

Parallax is the apparent change in position of an object caused by change in position of the observer. For example, the change (in angular measurement) of a heavenly body when viewed from opposite points on the Earth's surface (diurnal or geocentric parallax) or from opposite points of the Earth's orbit (annual or heliocentric parallax).

Veja mais algumas informações este grande astrônomo e matemático grego, no site http://www-history.mcs.st-and.ac.uk/~history/Mathematicians/Hipparchus.html


LED - Laboratório de Educação à Distância