Desafio de Língua Portuguesa




Leia atentamente o texto abaixo:

A criação de meios de comunicação foi uma das principais ferramentas utilizadas por opositores do Regime Civil-Militar de 1964-1985, visando propagandear os seus ideais e circular notícias censuradas pela ditadura. Por meio de jornais e panfletos diversos, as organizações clandestinas de esquerda procuraram constituir também, no plano das ideias, um campo de batalha para a promoção de suas diversas ações em oposição ao Regime Civil-Militar. Para tanto, estas organizações procuraram desafiar diretamente o conjunto de restrições impostas à grande imprensa pela ditadura, fundamentada pela prática de censura e pelo cerceamento à liberdade de imprensa por meio da Lei de Imprensa de 1967.

Dentre os jornais da grande imprensa, um dos mais duramente atingidos pela censura neste período foi o jornal "O Estado de São Paulo". Constantemente, suas notícias políticas eram alvo de cerceamento, tendo de ser remodeladas de modo a possibilitar a circulação do jornal.


FONTE: http://jornalismounivap.blogspot.com.br/

"A Classe Operária", do Partido Comunista do Brasil (PC do B) e o jornal "Voz Operária", do Partido Comunista Brasileiro (PCB) eram produzidos em gráficas montadas clandestinamente. Observem a precariedade na qual eram produzidos estes jornais: geralmente produzidos em esconderijos montados em casas pertencentes à estas organizações, estes jornais eram confeccionados a partir de mimeógrafos expropriados em ações armadas. Estes jornais eram produzidos com materiais facilmente descartáveis, como papel de seda, e diagramados precariamente a partir de originais confeccionados em máquinas de escrever, estes jornais traziam em seu conteúdo discussões programáticas e propaganda dos ideários e das ações praticadas pelas organizações que os disseminavam.


FONTE: http://jornalismounivap.blogspot.com.br/


Agora resolva o seguinte DESAFIO: a partir dos conhecimentos sobre História e Língua Portuguesa, cada aluno deve redigir um texto em forma de reportagem sobre o período em que a grande imprensa convivia com a censura, contemplando os seguintes aspectos:

1. A censura no Brasil do Regime Militar.

2. A forma de produção e as características dos jornais da imprensa clandestina.

3. Contextualizar com os meios de comunicação na atualidade: a quem servem? Como funcionam? Qual o seu poder de alcance?

Quando terminar use o formulário abaixo para mandar seu texto.