Geografia do continente africano




A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de 1 bilhão de pessoas (estimativa para 2009), representando cerca de 14,72% da população mundial. Possui 54 países independentes reconhecidos internacionalmente, além de 9 territórios e 3 estados com limitado reconhecimento (Fonte: http://en.wikipedia.org).

A África costuma ser regionalizada de forma a valorizar a localização dos países. Desta forma a África é dividida em cinco grupos, que são a África Setentrional, a África Ocidental, a África Central, a África Oriental e a África Meridional.

Veja mais lá em As regiões da africa.

O Nilo é um grande rio do nordeste do continente africano que nasce ao sul da Linha do Equador e deságua no Mar Mediterrâneo. Sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3.349.000 km² abrangendo o Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quênia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito.


FONTE: http://geoconceicao.blogspot.com.br/2011/11/rio-nilo.html


O Nilo corta vastas regiões do continente africano, como o Sahel e o deserto do Saara, desde a sua nascente no Lago Vitória. Até 2008, era considerado o maior rio do mundo, perdendo o posto para o rio Amazonas, que é 140 km mais extenso.

Vale a pena ir lá no Blog de uma profa de Geografia para ver mais sobre o RIO NILO .

FONTE: estas perguntas foram retiradas de http://exercicios.brasilescola.com/